Então você acabou de descobrir que é possível ter uma renda extra trabalhando online no marketing digital ou até mesmo viver disso e quer saber como começar no marketing digital? Então vamos te ajudar.
Antes de tudo, vamos a um resumo sobre o que é marketing digital.
Marketing digital é um termo genérico que inclui toda e qualquer estratégia online usada para identificar, criar e atingir um público-alvo na intenção de transformá-lo em cliente.
Em outras palavras, no marketing digital nos concentramos em vender um serviço ou produto utilizando como estratégias a promoção desses produtos nos meios digitais (redes sociais, mecanismos de buscas, anúncios pagos, etc.).
O marketing digital é muito amplo e as possibilidades são incontáveis, logo resolvemos focar aqui no mercado de afiliados.
O grande diferencial desse negócio é que ele é escalável.
E a fim de ajudar você, resolvemos fazer esse guia sobre como começar no marketing digital como afiliado.
Para começar nesse mercado, você vai precisar de seguir alguns passos e conhecer algumas técnicas utilizadas pelos afiliados.
- Se cadastrar as plataformas;
- Escolher um nicho de mercado;
- Saber escolher um produto;
- Se afiliar aos produtos;
- Aprender estratégias para divulgar seus links.
Se cadastrar nas plataformas
Antes de tudo, a primeira coisa que você deve fazer é se cadastrar nas plataformas e conhecer as funcionalidades delas. As principais plataformas são Hotmart, Monettize e Eduzz.
As plataformas são um ambiente online que permite que você venda produtos físicos ou digitais para qualquer pessoa ou empresas.
Nessas plataformas você consegue vender produtos que sejam de sua autoria ou de que sejam de autoria de outras pessoas, através da afiliação.
Para se cadastrar nas plataformas basta acessar a página inicial de cada uma delas e clicar em “Cadastre-se”.
Escolher um nicho de mercado
Como você está começando agora, é importante saber um pouco sobre nichos de mercado.
Como já falamos em um post anterior, vamos resumir nicho de mercado como um determinado segmento de público que possui perfil e interesses semelhantes.
Os principais nichos para afiliados são:
- Dinheiro e negócios;
- Saúde e bem-estar;
- Relacionamento;
- Hobbies e estilo de vida.
Dentro desses nichos também existem os sub nichos, por exemplo: em saúde e bem-estar podemos falar de emagrecimento, fitness, ganho e massa muscular, yoga e meditação, alimentação saudável, etc.
Do mesmo modo, se formos segmentando ainda mais nosso nicho, podemos chegar em micro nichos como por exemplo, sapatos sociais masculinos
No exemplo acima, sapatos sociais masculinos seria um nicho dentro do nicho de sapatos masculinos que por sua vez está no contido no nicho de calçados em geral.
Para definir um nicho de atuação é importante levar em conta três pontos importantes: paixão, habilidade e dinheiro.
Paixão – escolha um nicho que você goste de atuar, que você tenha vontade e alegria em aprender mais sobre o assunto.
Habilidade – da mesma forma que você escolheu algo que tem paixão em aprender e falar, também é necessário mostrar que você tem conhecimento no assunto para poder falar com propriedade.
Dinheiro – por último, mas não menos importante, escolha algo que dê retorno financeiro, pois aqui estamos falando em geração de renda.
Apesar de falarmos que é importante definir um nicho, ainda assim é possível trabalhar em vários nichos diferentes, principalmente se você for um afiliado árbitro.
Escolher um produto
Após criar conta, definir um nicho é a hora de escolher o produto que você vai vender.
Para escolher um produto é importante você avaliar alguns pontos:
- se ele tem uma boa promessa;
- o ticket (valor do produto);
- se você compraria esse produto (pensando como cliente);
- e se a página de vendas te convenceu
Tem uma promessa – o produto deve ter uma promessa bem definida para o cliente;
Ticket – o preço do produto também importa, principalmente se você está começando.
Para esse mercado de afiliados podemos classificar os produtos em ticket baixo (até R$ 100,00), médio (até R$ 500,00) e alto (acima de R$ 500,00).
Se você está começando agora, é bom evitar trabalhar com produtos de ticket alto, pois são mais difíceis de converter e você precisa de retorno rápido para investir mais.
Você compraria esse produto? – também é importante que você analise o produto como um cliente. O produto te convenceu? Você compraria?
A página de vendas te convenceu? – por último você precisa analisar a página de vendas do produto para ver se ela converte. Analise a promessa, os gatilhos mentais, se os botões de compra funcionam, etc.
Se coloque sempre no lugar do cliente para pensar em todas as objeções a cerca do produto e se a página de vendas consegue sanar todas essas dúvidas.
Se afiliar ao produto
Depois que fizer os passos acima, é hora de finalmente se afiliar a um produto e divulgar seus links para conseguir vendas.
Para se afiliar a um produto na Hotmart basta acessar a plataforma, clicar em “mercado” na aba lateral e em seguida escolher o produto. Nessa plataforma você vai encontrar apenas produtos digitais.
Para se afiliar a um produto na Monetizze basta acessar a plataforma e clicar em loja. Diferente da Hotmart, aqui você pode trabalhar com produtos físicos também.
Para se afiliar a um produto na Monetizze basta acessar a plataforma e clicar em Vitrine Select e você será redirecionado aos produtos. Aqui você também consegue trabalhar com produtos físicos.
Estratégias de divulgação de links
Agora que você já fez todos os itens acima, já está quase pronto para começar no marketing digital como afiliado. Falta agora começar a divulgar seus links de afiliado.
Existem várias formas para você divulgar seus links. A divulgação pode ser através de redes sociais, anúncios, influenciadores, blog ou site e até mesmo em iscas digitais.
Redes sociais – como Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter, etc.
Canal no Youtube – nesse caso, se você tiver um canal no Youtube pode colocar seu link nas descrições dos seus vídeos.
Anúncios – aqui você vai trabalhar com postagens patrocinadas (posts pagos) no Google Ads ou Facebook Ads, por exemplo.
Influenciadores – nessa estratégia você iria contratar um influencer (local ou não) para divulgar seu produto e marcar seu perfil nos stories dele. Mas atenção, quanto maior for o público desse influencer, maior será o valor que ele vai cobrar.
Blog/site – essa é uma estratégia muito voltada ao longo prazo, você pode criar conteúdo e deixar seus links de afiliado em todos que forem possíveis. Claro, precisar ser algo relativo ao assunto do seu conteúdo.
Isca digital – Essa é uma estratégia muito comum no marketing digital, pois as iscas digitais servem para você criar listas de possíveis clientes.
Nessa estratégia você vai disponibilizar algum conteúdo gratuito para seu público e em troca ele vai deixar algumas informações de contato (como Nome, e-mail e/ou telefone).
Para utilizar essa estratégia normalmente você precisa ter uma estrutura própria e ferramentas de e-mail marketing para trabalhar esses leads.
Apesar de que, você pode criar seu próprio e-book com dicas sobre o produto que você está vendendo, colocar seu link lá no conteúdo e divulgar pelo Instagram, por exemplo.
Por fim, começar no marketing digital como afiliados é fácil, mas você precisa se você quiser ter resultados constantes, precisa se aprofundar no assunto e conhecer técnicas mais avançadas.
Para te ajudar também nesse ponto, vamos recomendar a você esse treinamento gratuito abaixo.
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