Os termos mais utilizados no Marketing Digital para Afiliados

marketing digital para afiliados

O marketing Digital para Afiliados continua crescendo cada vez mais, e por isso vamos falar aqui sobre os termos mais utilizados no Marketing Digital para Afiliados.

Antes de tudo, o motivo desse crescimento é a facilidade que esse mercado te proporciona em conseguir uma renda extra através da internet.

Assim, se você é uma pessoa que está começando agora nesse tipo de mercado, possivelmente está se deparando com diversos termos novos.

Pensando nisso, resolvemos listar aqui abaixo 8 (oito) termos que você precisa aprender ao ingressar no Marketing Digital para Afiliados.

São eles:

Nicho de Mercado

Podemos resumir nicho de mercado como um determinado segmento de público que possui perfil e interesses semelhantes.

Também podemos definir como o segmento do mercado em que você vai estruturar seu negócio.

Um nicho pode ser amplo como por exemplo o nicho de calçados (que abrange calçados em geral) ou então mais específico, tal como sapatos sociais para homens.

Ainda no caso acima, sapatos sociais para homens seria um subnicho do nicho principal (calçados).

Dessa forma, quanto mais específico for o nicho do produto a ser vendido, mais fácil será atingir esse público.

Contudo, a quantidade de possíveis clientes também será menor, só que mais propensos a comprar.

Plataforma

Nesse contexto em específico, estamos falando de um ambiente online que permite que você venda produtos físicos ou digitais para qualquer pessoa ou empresas.

Nessas plataformas você consegue vender produtos que sejam de sua autoria ou de que sejam de autoria de outras pessoas, através da afiliação.

As principais plataformas hoje de Afiliados são Hotmart, Monetizze, Eduzz e Braip, mas também existem muitas outras.

marketing digital para afiliados logo hotmart e eduzz

marketing digital para afiliados logo braip e monettize 2

Afiliado

O afiliado é simplesmente uma pessoa que indica/promove produtos de outras pessoas a fim de receberem uma comissão pelas vendas realizadas.

A grande vantagem em ser afiliado é que você não precisa criar um produto, página de vendas e tudo o mais, basta afiliar-se a um produto existente e divulgar bem o seu link de afiliado.

Outra vantagem também é que você pode se afiliar a vários produtos de vários nichos diferentes, podendo diversificar seu campo de atuação e potencializar seus ganhos.

Existem dois tipos de afiliados, os afiliados autoridade e os afiliados árbitros.

O afiliado autoridade é aquele que domina determinado assunto e divulga seu trabalho através de seus canais (Instagram, Youtube, etc.).

Esse tipo de afiliado gera muito tráfego orgânico e tem resultado mais no longo prazo.

Por outro lado, o afiliado árbitro é aquele que não aparece, que não constrói autoridade sobre um assunto.

Geralmente esse afiliado trabalha com tráfego direto para a página de vendas do produtor, através de tráfego pago.

Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico são as visitas que você vai conseguir de maneira espontânea, ou seja, sem pagar qualquer tipo anúncio para trazer esse público até você.

Nesse sentido, esse tipo de tráfego geralmente chega até você através de pesquisas em sites como Google, Bing ou outros sites de buscas sem que seja necessario pagar por isso.

Entretanto, para conseguir atrair esse público você precisa gerar algum tipo de conteúdo que agregue valor para seu público.

A grande vantagem aqui é que o conteúdo gerado para atrair esse público vai ficar no seu site por tempo indeterminado, sempre atraindo novas pessoas.

Por outro lado, a desvantagem desse tipo de tráfego é o tempo que leva para você conseguir esse público com seu conteúdo, pois pode levar tempo até seu conteúdo ganhar relevância nos mecanismos de buscas.

Afinal, podemos considerar que essa é uma estratégia mais voltada ao longo prazo.

Tráfego Pago

O tráfego pago, como o nome mesmo já indica, trata-se de público que você vai conseguir pagando por ele, ou seja, através de anúncios em plataformas como Google Ads, Facebook Ads entre outras.

A grande vantagem de usar estratégias de tráfego pago é que você vai conseguir atrair seu público de maneira muito rápida, uma vez que as plataformas vão priorizar a exibição do seu conteúdo.

Por outro lado, a desvantagem dessa estratégia é que quando você finalizar suas campanhas, a quantidade de público atraída deve diminuir bastante, pois essa é uma estratégia mais imediatista.

Quando você se afilia a algum produto você passa a ter um hotlinks específicos para você, e todas as vendas feitas através desses links garante a você uma comissão pela venda.

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Hotlinks

Os Hotlinks são links gerados automaticamente pelas plataformas citadas acima no momento do cadastro do produto.

Além disso, esses links permitem que os Produtores e Afiliados divulguem os produtos cadastrados na plataforma, garantindo a eles a comissão pelo produto vendido.

Mas atenção, o Afiliado somente vai ter um hotlink de um produto que ele se afiliar a aquele produto.

Da mesma forma, o afiliado só vai ter direito a sua comissão se a venda for feita através do hotlink dele.

Também pode haver regras específicas sobre comissionamento, como primeiro ou último click. Você sempre precisa olhar as regras do produto no momento da afiliação.

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Leads

Podemos definir leads como uma lista de contatos de pessoas com um certo interesse pelo produto que você está vendendo.

Normalmente essa lista de contatos é obtida quando um possível cliente deixa suas informações de contato em troca de alguma gratificação (isca digital) oferecida por quem está vendendo algo.

Oferecer algum conteúdo gratuito para seu público é uma ótima forma de criar um relacionamento e, ao final, vender para ele tende a ser mais fácil devido a esse vínculo criado.

Isca Digital

Chamamos de isca digital qualquer formato de conteúdo gratuito que gere algum valor para o público.

Em troca desse conteúdo gratuito, é solicitado ao usuário algum dado que permita que ele se torne um lead (nome, e-mail e/ou telefone).

Assim, com esses dados, será possível entrar em contato com ele futuramente ofertando produtos.

Os tipos de isca digitais mais comuns são e-books e minicursos em formatos de vídeos.

Dessa forma, após virar lead, esse público passa a ser cliente em potencial, pois o fato deles deixarem os dados em troca de uma isca digital, já mostra que esse público tem um grande interesse no seu produto.

Além disso, esse público vai criar um relacionamento com você que está fornecendo conteúdo de qualidade para ele, o que pode facilitar bastante no processo de venda.

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Por fim, se você está começando agora no Marketing Digital para Afiliados e tem interesse em aprender mais sobre estratégias de vendas dê uma olhada no curso abaixo.

Nele você vai aprender como estratégias vender todo dia pelo Instagram, WhatsApp, tráfego pago ou orgânico entre outras coisas.

Este treinamento me ajudou bastante no início e super recomendo.

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